Futebol Finance: + de 2.000.000 de leitores em mais de 180 países.
Futebol Finance

Junte-se aos mais de 14431 subscritores.

Audiência e Share dos jogos da Liga Sagres 08/09


As audiências televisivas dos clubes e o share têm sido nos últimos meses tema de discussão no contexto da partilha de receitas relativas a uma futura venda colectiva de direitos televisivos dos clubes da Liga Sagres. Naturalmente os jogos da selecção nacional são os que obtêm maior audiência, seguídos dos derbys entre os 3 grandes e os encontros dos clubes portugueses na Uefa Champions League, no entanto o objectivo da nossa pesquisa é apenas o de tentar avaliar a cota de mercado televisivo dos 3 grandes clubes Portugueses.

Como tal, levámos em conta para esta demonstração os dados da Marktest dos 30 jogos com maior audiência da Liga Sagres 2008/2009, realizados entre Benfica, Porto e Sporting e outros adversários, transmitidos em sinal aberto (RTP1). A exclusão dos derbys é intencional pois são jogos que atraem a atenção da maioria dos adeptos de todos os clubes, dificultando avaliação da audiência e share individual de cada clube. Desta forma, dos 30 jogos apurados com maior audiência, 11 tiveram a participação do FC Porto, 10 do SL Benfica e 9 do Sporting CP.


Audiencias e Share da Liga Sagres 08/09

Jogos Mês Audiência Share
1 Benfica – Naval Outubro 18,0% 47,2%
2 Leixões – Benfica Outubro 17,0% 40,8%
3 P.Ferreira – Benfica Setembro 16,1% 36,7%
4 Porto – Rio Ave Fevereiro 16,0% 40,3%
5 Benfica – Setúbal Dezembro 16,0% 37,6%
6 Porto – Marí­timo Dezembro 14,9% 37,9%
7 Benfica – Rio Ave Janeiro 14,8% 37,5%
8 Braga – Sporting Setembro 14,8% 34,4%
9 Marí­timo – Benfica Dezembro 14,6% 38,1%
10 Benfica – Leixões Fevereiro 14,4% 37,0%
11 Guimarães – Sporting Abril 14,2% 36,5%
12 Sporting – Leixões Novembro 14,2% 36,1%
13 Sporting – Braga Fevereiro 14,1% 34,3%
14 Benfica – Académica Abril 13,7% 44,4%
15 Braga – Porto Janeiro 13,4% 32,4%
16 Leixões – Porto Março 13,3% 35,0%
17 Amadora – Porto Dezembro 13,3% 32,7%
18 Braga – Benfica Maio 13,2% 40,5%
19 Porto – Setúbal Abril 13,2% 38,9%
20 Sporting – Setúbal Maio 13,1% 34,0%
21 Guimarães – Porto Abril 13,0% 42,8%
22 Porto – Braga Maio 12,9% 41,6%
23 Setúbal – Sporting Janeiro 12,9% 30,7%
24 Rio Ave – Sporting Novembro 12,7% 34,9%
25 Sporting – Marí­timo Janeiro 12,5% 30,6%
26 Nacional – Benfica Maio 12,3% 37,3%
27 Porto – Belenenses Agosto 12,1% 42,6%
28 Sporting – Rio Ave Março 11,8% 31,0%
29 Porto – P.Ferreira Setembro 11,4% 29,2%
30 P.Ferreira – Porto Fevereiro 11,4% 27,8%

Fonte: MediaMonitor/Marktest Audimetria

Média:
SL Benfica – Audiência 15,3% / Share 40%
FC Porto – Audiência 13,6% / Share 38,2%
Sporting CP – Audiência 13,4% / Share 33,6%

Não sendo dados definitivos sobre o valores da audiência e share dos 3 clubes, são dados que não estarão muito longe da realidade servindo como referência para uma futura avaliação dos mesmos. A aplicação destes dados a uma futura divisão percentual de receitas provenientes da venda colectiva de direitos televisivos, deverá na nossa opinião seguir o método utilizado na Ligue 1, onde relativamente à % de share atribuída aos clubes, o resultado é obtido levando em conta o share da temporada em causa e a média de share obtido nas últimas 5 temporadas por cada clube.

Notas:

  1. Fazem parte da tabela apenas os jogos com maior Audiência da Liga Sagres 08/09 realizados entre Benfica, Porto e Sporting contra outros clubes, transmitidos na RTP1.
  2. As médias de Audiência e Share levam em conta os 9 jogos com maior Audiência dos 3 clubes.
  • Audiência Média – Trata-se da Audiência Média por segundo. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderado relativamente ao tempo de contacto com o programa / suporte.
  • Share de Audiência – Share de audiência de cada canal/suporte/programa calculada a partir do tempo total despendido a ver esse canal/suporte/programa relativamente ao tempo total despendido a ver televisão.

Futebol Finance

Autor: Futebol Finance

Equipa editorial do Futebol Finance. Investigação, análise e desenvolvimento de conteúdos relacionados com a economia e finanças do futebol mundial.

Todos os artigos de Futebol Finance →

45 Comentários

  1. Vitor Romão24.07.09 em 10:14

    Como benfiquista continuo a achar que o Benfica vai ser prejudicado com uma negociação em conjunto dos direitos televisivos. Aliás, este assunto começa agora a estar na ordem do dia porque o contrato do Benfica com a Olivedesportos está a chegar ao fim, e essa empresa sabe que não vai ser renovado, o que irá afectar significativamente o número de assinantes da SportTV. Pela anásise desta tabela verifica-se também que dos 30 jogos transmitidos em sinal aberto durante a época, o Benfica tem 7 jogos nos 10 primeiros, apesar de ter ficado em 3º lugar no campeonato.

  2. Pedro Mota24.07.09 em 12:54

    Isto só prova o que muitos não queriam ver…O Benfica é ,como lógico, o clube com maiores audiências,mas a diferença está longe de ser esmagadora…Se o Benfica têm direito a 40M como dizem alguns visionários utopicos,o Porto terá que ter 35M e o Sporting 30-33M no mínimo…Isto bem também reforçar o que muitos já sabem,mas não admitem:O Porto já ultrapassou o Sporting em numero de adeptos e é sem duvida o clube que mais cresce,negar isto é como negar a actual superioridade do Benfica em numero de adeptos…

  3. Bruno Esteves24.07.09 em 14:08

    Gostaria de saber a média e audiência dos outros clubes, pois a 1ª Liga é composta por 16 clubes e todos têm direito a receber uma percentagem das receitas relativas aos direitos televisivos.

  4. kallou24.07.09 em 14:18

    Audiência e Share da Liga Sagres 2007/2008

    Média

    SL Benfica – Audiência 17,37% / Share 47,23%
    Sporting CP – Audiência 15,26% / Share 40,44%
    F.C.Porto – Audiência 13,53% / Share 38,31%

    Audiencias e Share da Liga Sagres 08/09

    Jogos Audiência Share
    1 Vit.Guimarães – Benfica 20,2% 50,3%
    2 Benfica – Nacional 18,6% 49,6%
    3 Académica – Benfica 18,2% 46,4%
    4 Sporting – União Leiria 18,2% 44,7%
    5 União Leiria – Benfica 18,1% 50,8%
    6 Académica – Sporting 18,1% 40%
    7 Benfica – Estrela 17,8% 45,3%
    8 Naval – Benfica 17,5% 40,5%
    9 Benfica – Vit.Guimarães17,4% 53,9%
    10 Vit.Set. – Sporting 16,6% 38,8%
    11 Benfica – Belenensesl 16,5% 52%

    Fonte: http://www.marktest.com/wap/a/p/id~e7.aspx

    Resumindo:

    Na lista dos 11 jogos mais vistos, no TOP5 o Benfica ocupa 4 posições, sendo que detém os 3 jogos mais vistos!
    No total dos 11 jogos mais vistos, o Benfica tem 8 jogos contra 3 do Sporting…sendo interessante comparar, além da audiência, o share que os jogos do Benfica conseguem, sendo o único clube a passar a barreira dos 50% share!!

    Como foi, e muito bem, referido aqui, o valor a pagar aos clubes deve ter em conta, a audiência e share dos últimos 5 anos, por uma questão de just~iça e valor de mercado!

    Depois, ao juntarmos a isto, o valor a pagar aos clubes, deve ter em conta, o interesse, que determinado clube gere, ao nível internacional, na venda de direitos televisivos!
    Além desse factor, seria interessante, juntarmos a percentagem de interesse que cada clube tem na Sportv, porque se s Sportv é um canal pago, em que os clientes têm de pagar para ver o seu clube jogar, na mais justo, que fazer o mercado funcionar!
    Se determinado clube tem mais assinantes…então, é porque os seus jogos valem mais!! Se determinado clube, contribui mais para as receitas totais da Sportv…então tem de receber mais!! Issso parece-me óbvio em qualquer parte do mundo, mas actualmente, não é o que está acontecer!!

  5. kallou24.07.09 em 15:22

    Caro Pedro Mota,

    Lamento dizer, mas mais uma vez está enganado!!

    Se reparar na lista dos jogos mais vistos da temporada 2007/2008 que referi num comentário anterior,

    http://www.marktest.com/wap/a/p/id~e7.aspx

    mais a temporada 2006/2007,

    http://www.marktest.com/wap/a/p/id~d9.aspx

    poderá verificar, que o Porto ainda é o 3.º clube em audiência e share!! E convém referir um aspecto muito importante, é que nestas temporadas, o Porto foi Campeão…e o Sporting e o Benfica não…sendo que nas 2 últimas temporadas o Benfica esteve muito mal, e isso afecta sempre nas audiências!!

    Assim, podemos comprovar, que o melhor do Porto…não consegue ultrapassar, o pior do Benfica!!

    Não se pode esquecer, que além das audiências e share que poêm o Benfica em 1.º lugar…também existem outros factores, como, o facto de ser o clube com mais assinantes na Sportv, e de os seus jogos gerarem mais interesse que o dos outros clubes ao nível internacional, por ter muitos mais adeptos que o Sporting e o Porto!!

    Uma correcta distribuição actual, porque no futuro, teremos de esperar pela evolução do mercado, seria:

    Benfica – 40 M.€
    Sporting – 25M.€
    Porto – 23M.€
    Vit.Guimarães – 6M.€
    Braga – 6M.€
    Académica – 6M.€
    Belenenses – 6M.€
    Marítimo – 5M.€
    Vit.Setúbal – 5M.€
    Leixões – 4M.€
    Nacional – 4M.€
    Paços de Ferreira – 4M.€
    Naval – 4M.€
    Olhanense – 4M.€
    Rio Ave – 4 M.€
    U.Leiria – 4M.€

    TOTAL 150M.€

    Na minha opinião, esta é a correcta distribuição, tendo em conta, TODAS as variáveis de mercado!

  6. kallou24.07.09 em 15:45

    Audiência e Share da Liga Sagres 2006/2007

    Média

    SL Benfica – Audiência 18,57% / Share 45,21%
    Sporting CP – Audiência 15,88% / Share 40,8%
    F.C.Porto – Audiência 14,5% / Share 39,3%

    Audiencias e Share da Liga Sagres 06/07

    Jogos Audiência Share
    1 Beira-Mar- Benfica 24,4% 54,9%
    2Estrela – Benfica 22,6% 50,6%
    3 Sporting -Belenenses 20,9% 54,3%
    4 Benfica – Paços de Ferreira 20,9% 44,8%
    5 Naval – Benfica 18,5% 43,7%
    6 Benfica – Estrela 17,7% 42,8%
    7 Benfica – Belenenses 17,4% 42,9%
    8 Beira-Mar – Sporting 17,4,% 42,5%
    9 Académica – Sporting 17,2% 46,0%
    10 Boavista. – Porto 17,2% 44,8%

    Fonte : http://www.marktest.com/wap/a/p/id~d9.aspx

    Resumindo, na lista dos 10 jogos mais vistos, o Benfica tem 6 jogos, o Sporting 3 e o Porto 1!! Mas é importante referir, que no TOP7 o Benfica tem 6 jogos e o Sporting 1!!

    Esta análise, é interessante, no aspecto em que os 3 clubes, poderiam ser campeões na última jornada do campeonato, o que os põe em onto de igualdade do ponto de vista de interesse, se bem que o Porto com a vantagem de apenas depender de si, o que veio a verificar-se!!

    Nas últimas 3 temporadas a média de audiência e share dos 3 clubes são:

    Média:
    SL Benfica – Audiência 17,08% / Share 44,14%
    Sporting CP – Audiência 14,84% / Share 38,28%
    FC Porto – Audiência 13,87% / Share 38,6%

  7. Pedro Mota24.07.09 em 16:25

    Estou enganado?? os dados de 2009 são cristalinos…Mas o que me interessa o audiência de 2007 e 2008,se os resultados de 2009 já estão disponíveis,não compreendo esta obsessão pelo passado…Em 2008 o Porto foi de tal forma dominante que a meio do campeonato todos já sabiam quem seria o campeão,logo o único motivo de interesse era a luta pelo 2ºlugar…Se o Benfica não tem o dobro da audiência do Porto ,porque razão haveria de receber quase o dobro do Porto e Sporting??…Isto é um assunto,que não é realmente assunto,pois todos sabemos que nunca um clube português irá receber 40M,pelo menos no próximos anos,agora iludam-se como quiserem…Eu tambem poderia vir para aqui dizer que o Porto merece 200M,mas não é realista,mas cada um se ilude como quiser,cá estaremos para ver quem tem razão…

  8. Marcio Pereira24.07.09 em 17:14

    Sr. Kallou

    Muito haveria que dizer, no entanto limito-me aos seguintes comentários por uma questão de… respeito.
    É simplesmente impressionante como consegue ajustar tudo o que aparece de maneira a favorecer o seu clube. As regras que encontra não são baseadas em critérios de igualdade mas sim em critérios de favorecimento ao Benfica.
    Senão repare-se:
    Share de 44% para o Benfica e 38% para o FC Porto implica uma divisão de 40M para o primeiro e 25M para o segundo… Haja paciência.

    Mas a gota de água está aqui: peço desculpa mas “meter ao barulho” as preferências clubisticas dos assinantes da SportTV é… eu diria… inqualificável no minimo. É que nem tem ponta por onde se lhe pegue!

  9. Marcio Pereira24.07.09 em 17:20

    Só completar o meu raciocinio. Sr. kallou, note bem a divisão de valores que aponta no seu comentário. Aqui já nem falo da diferença de valores entre os 3 grandes mas sim o degrau enorme para os restantes.
    Então acha que é assim que se aumenta a competitividade da Liga?
    Não acha que os grandes poderiam abdicar de parte desse valor a curto prazo, como precisamente investimento numa Liga, que só vem beneficiar todos a longo prazo?
    Este é o principio base da negociação colectiva dos direitos TV -> INVESTIMENTO! Parece que não se percebe isto…

    Nota final: É engraçado como as diferenças de share contam imenso para os 3 grandes, mas os restantes clubes são “corridos” a valores praticamente iguais… Então não há diferenças entre estes?

  10. kallou24.07.09 em 21:10

    Caro Pedro Mota,

    Ou não percebe, ou não quer perceber!!

    Se quer apenas olhar para os números de 2009, então digo-lhe desde já, que os contratos terão ser feitos anualmente…mas e quer olhar, para os números deste ano, é fácil…no TOP10…o Benfica “só” tem 7 jogos, o que para si é pouco naturalmente!!

    Para por os 3 clubes num plano de igualdade, fui buscar as audiências e shares, da Liga 2006/2007 que foi decidida na íltima jornada…e mais do mesmo…veja as audiências e os shares, e depois diga alguma coisa…no TOP10 o Benfica tem 6 jogos…o Sporting 3…e o Porto 1…compare o melhor do Porto com o melhor do Porto…e por aí fora…!!

    FACTOS…e mais uma vez…fui buscar 1 exemplo, de um campeonato que foi decidido na última jornada!! Queria ver, era as audiências do ano em que o Benfica foi campeão…para comparar com os do Porto!!

    Por isso, eu lhe digo…que o melhor do Porto…não consegue ser melhor, que o pior do Benfica…essa a realidade, nua e crua!!

    O Benfica não deveria receber quase o dobro do Porto, só porque tem mais audiência ou share…como eu já referi anteriormente, também conta o interesse e o valor que os jogos do Benfica têm no estrangeiro quando comparados com os do Porto, é que os jogos do Benfica não são só vendidos em Portugal…e para além disso, a percentagem significativa de assinantes Benfiqistas da Sportv!!

    TUDO isto…é valor de mercado…mas pelos vistos, não percebe!!

  11. kallou24.07.09 em 21:29

    Caro Márcio Pereira,

    Apesar de ser Benfiquista, limitei-me aos factos, só que o problema, pelos vistos, é que todos querem receber o mesmo que o Benfica…mas não podem…e isso, é que vocês não aceitam!!
    Eu já referi, que em Espanha, o Barcelona não recebe tanto como o Real Madrid…e mesmo, em Itália, com a Juventus, Inter, AC Milan… o mesmo em Inglaterra, MU, Chelsea, Arsenal, Liverpool…etc…!!

    Só cá no burgo…é que todos acham que têm de receber o mesmo!!

    O MERCADO TEM DE FUNCIONAR!!

    Quando refere, que eu meto para aqui, a preferência clubística dos assinantes, dizendo, que é inqualificável…acho, que revela o quanto percebe disto!!

    Sabe o que a Sportv é um canal desporto, em que as pessoas têm de pagar para ver futebol, não sabe??!!
    Então, a preferência clubística não é para aqui chamada??!!
    Desculpe, mas é preciso paciência…porque eu “pensava”, que era um canal de ópera!!

    O Core Business da Sportv, é a Liga Portuguesa de Futebol…e se os adeptos do Benfica significam cerca de 60% dos assinantes/clientes deste canal, está-me a dizer que isto não é para aqui chamado??!!

    O que é os clientes maioritariamente, querem, e pagam para isso todos os meses quase 25€??!!
    Não é para ver o seu clube???!!

    Por favor…ao dizer isso, só revela o quanto percebe pouco do negócio…e do mercado!!

    Os jogos do Benfica são o conteúdo mais IMPORTANTE da Sportv, quer queiram ou não…mas com isto, não estou a retirar importância aos outros clubes!!

    Actualmente, o mercado está subvertido, porque o clube que recebe mais é o Porto, depois o Sporting, e o Benfica em último!!
    Mas isso, já acham normal, pois já??!!

    Anos e anos a ser prejudicado, e m comparação com os outros clubes, mas não se passa nada…tudo normal…!!

    Sabe quanto é que recebe o Paços de Ferreira, por exemplo, da Sportv??!!

    1,5M.€ ano

    Se passasse a receber 4M.€…quase que triplicava…mas pelos vistos, acha que eu fiz uma má distribuição!!

    Já agora…sabe quanto é que ganha o Real Madrid??!! E o clube que recebe menos da Liga Espanhola??!!

    Compare, e veja se não é mesma coisa…para álém, dos clubes pequenos espanhóis, terem muitos mais adeptos, quando comparatvamente, com os nossos pequenos!!

  12. kallou24.07.09 em 21:58

    1.º Seria interessante a Sportv divulgar a audiência e shares dos jogos do campeonato para além dos de sinal aberto;

    2.ºEstámos aqui a discutir o valor dos direitos de TV do campeonato português;

    3.º Verifica-se que a TVI conseguia obter mais audiências do que a RTP, nos jogos em sinal aberto do campeonato português! Uma das razões, são as novelas da TVI, que actualmente, conseguem competir com o futebol!

    Para os que aqui comentam, sem saber, queria que me respondessem, se sabem, quanto é que vale um anúncio de um jogo…se é igual, para uma audiência de 22 %…20%…19%…18%…17%…16%….com shares de 54%…50%…46%…40%…30%…por aí fora..!!

    Acham, que os jogos valem o mesmo??!!

    Em vez de estarem preocupados, com que o Benfica vai receber…deveriam era preocuparem-se…em exigir que os valores a pagar subam para TODOS!!

    Isso sim..seria interessante…só que o que poderemos constactar actualmente, é que o ÚNICO que luta para aumentar os direitos de TV é o BENFICA!!

    Essa é a realidade…os outros, como sempre…não fazem NADA…e apenas esperam, que o Benfica faça a papinha toda…vão sempre a reboque!!

    Disse alguma mentira??!!

  13. Pedro Mota25.07.09 em 10:03

    Quando não se quer ver,realmente não se vê…Ninguém põe em causa que o Benfica tem mais Share,ou tem mais audiência,ou que numa renegociação venha a ganhar mais,o que se põe em causa é a diferença irreal que foi apresentada…Aliás, eu estou a dar demasiada trela a um assunto que não é assunto,basta ver os contratos em vigor(tv e patrocínios),as audiências etc para entender que nunca o Benfica ganhará o dobro dos rivais,mas quem gostar de viver no mundo da fantasia ,onde constantemente apanha desilusões,que continue…Eu não perco mais tempo com isto ,pois nota-se que é o fanatismo e não a razão que tolda os comentários do senhor Kallou…Olhe acredite no que quiser,a realidade é só uma,e nenhum facto concreto sustenta os seus valores,e eu como economista baseio-me em factos e não em suposições…

  14. rui25.07.09 em 12:47

    Meus caros toda a gente sabe que os negocios sao tao mais rentaveis quanto maior for a ignorancia do publico alvo.

    Alem do mais enquanto nos anos do fascismo o regime protegia e promovia o sport lisboa, desde que comecou a democracia o fcporto so’ se tem a si .

    digamos que se tem dado muito bem porque no estrangeiro os senhores da opiniao (manipulada) publicada nao tem hipotese de inquinar mentes.

    Como tal todos se degladeiam para ter os jogadores do fcporto ano ap’os ano .

    E quanto ao jogadores dos outros clubes …va’ de rectro satana’s.

    por outro lado foi bom saber que em Albufeira a estrangeirada toda comprou camisolas do … exactamente do fc porto.

    Por isso meus caros velhos do restelo a me’dio prazo voces terao o mesmo

    destino que o pessoal de bele’m.

    abracos

  15. kallou26.07.09 em 14:45

    O Sr.Pedro Mota,

    Além de perceber muito pouco do negócio, só revela que nem saber contas sabe!!

    O dobro??!!

    Eu referi anteriormente:

    Benfica – 40 M.
    Sporting – 25M.
    Porto – 23M.

    25+23= 48M.

    O dobro dos 2 rivais seria 96M…!!!!

    Se fosse o dobro do Sporting seria 50M.!!

    Se fosse o dobro do Porto seria 46M…!!

    Eu disse 40M.!!

    Se não sabe fazer contas, pegue numa máquina de calcular, ou então não acuse ninguém com mentiras!!

    Caro Rui,

    Realmente, logo na sua 1.ª frase utiliza a palavra ignorância!! Muito bem…o Sr. sabe do que fala, porque aplica-se perfeitamente a si!!

    1.º O clube do fascismo, que por ignorância ou não, o que é pior, o Sr. não sabe, mas fica a saber, era o Sporting e o Belenenses!!
    Não sabia…informe-se…em vez de emprenhar pelos ouvidos do seu presidente!

    2.º Quanto aos negócios, que o Sr.fala dos jogodares do porto todos quererem…nota-se…com a excepção de 2 ou 3…vê-se o que eles têm feito..até Vidons, são…,mas se quiser também lhe posso eplicar como é que esses negócios “cristalinos” como a mais pura as águas são feitos! se quiser eu explico-lhe mais tarde, como é qe 1 clube que vende por tantos milhões, tem o passivo que tem!!
    Informe-se o que pensam os adeptos do Atlético de Madrid sobre o Simão…e sobre o Quaresma, quando todos sabemos que ele teve para ir para lá!! Talvez fique a saber algumas coisas!! Ou então, o que pensam os adeptos do real Madrid desse “fantástico” jogador, que é o Pepe…Paulos Ferreiras…e pr aí fora!!

    3.º Em alfubeira estiveram 5.000 pessoas no estádio!! Realmente seria 1 grande feito para 1 clube como o Porto…mas nem isso consegue ser…visto que na maioria eram pessoas do norte, a passar férias no Algarve!!
    Aré lhe digo mais, o Benfica tem muito mais cartel que o porto lá fora, e isso ve-se nos convites que fez e recebe!!
    Sabe o torneio que o porto vai participar da paz??!! O Benfica foi convidado mas recusou!!
    O torneio de Ajax…o Benfica foi este ano, mas já tinha recusado 2 vezes o convite por motivos dea agenda!

    4.ºVolto a repetir, o melhor do porto, não consegue ultrapassar o pior do Benfica, e isso é que faz muita inveja!!

    O Benfica apesar de ter ganho pouco nos últimos anos, continua muito forte…poderosíssimo…as 55.000 adeptos presentes no jogo contra o Lille em 2006, num jogo para a Champions fora, são um recorde da Campions!!
    Viu recentemente na Suíça´, contra o Sion??!! Estádio cheio, com bilhetes a 20 e 70 euros!!
    Eu sei, que é muita dor de cotovelo…mas se a corrupção, permite ganhar campeonatos…não permite conquistar o coração das pessoas!!

    5.ºO Benfica é o único que consegue vender jogos a nível internacional, porque tem mercado!! PERCEBEU??!!
    Não sou eu que o digo…são as pessoas dessa área…mas fique-se com a sua ignorância!!

  16. kallou26.07.09 em 15:00

    Nas últimas 3 temporadas a média de audiência e share dos 3 clubes são:

    Média:
    SL Benfica – Audiência 17,08% / Share 44,14%
    Sporting CP – Audiência 14,84% / Share 38,28%
    FC Porto – Audiência 13,87% / Share 38,6%

    Jogos emitidos em sinal aberto na TVI e RTP!!

  17. Valério Rebelo27.07.09 em 0:47

    Boas

    Primeiro gostava de vos felicitar pela qualidade dos comentários, ñ descaindo para o baixo nível (embora aqui e ali umas picardias, mas isso é o nosso clubismo como é normal).

    Segundo parabéns ao Futebol Finance, eu que procurei estes estudos desde que aprecio o futebol.

    Depois de “perder” 1/2 Hora a ler os comentários aqui fica o meu
    Clube: S.L.Benfica

    Eu vi o meu clube ganhar muita coisa, vi muitos dos jogos mais históricos e vi o declínio do clube, coisa que eu esperava desde 1990 a seguir a final de Viena, e realmente a principal culpa é do meu clube porque o Benfica ñ foi humilde para perceber como os pintainhos funcionavam e o resto é efeito borboleta.

    Pontos em que estamos todos de acordo:
    Mais adeptos – Benfica (estudo internacional e ñ do Benfica como dizem eu vi o estudo)

    Concordo com o Futebol Finance em relação ao estudo, com as devidas adaptações e aqui é que reside o problema, depois do historial dos últimos 20 anos ñ acredito que haja consenso.

    Todos sabem que vários clubes andam há anos a lixar o Benfica (dito até por ex-presidentes do Sporting), e está na hora do Benfica mostrar o que vale em relação aos outros, falo mesmo do Benfica sozinho em relação a todos os outros, se confirmar-se que vale um bocado mais a partir de ai então tem que ser humilde (e isso ñ é puxar dos galões como clube mas forte) na hora de negociar e negociar em conjunto para todos ganharem, os 3+3+10.

    Os clubes pequenos(10) ñ merecem nada eles baixam as calças a quem lhes der um rebuçado, mas como é óbvio todos precisam de todos e o meu Benfica só beneficia de que todos os clubes estejam mais fortes, os rivais, os que vão há europa (os pontos europeus são muito importantes ex..Liga dos Campeões), e os mais pequenos.

    Em relação ao Share os estudos do Kallou estão correctos pois meter jogos das campetições europeias em que os clubes já recebem por isso é no mínimo querer gozar com os outros e só falar num ano pior ainda, o que faz um share ñ é 1,2,3 anos mas sim 5,10,20..anos, como maior prova disso é o Porto.

    Em relação aos valores para mim ser 40 ou 35 ñ acho revelante:
    ————————————— Percentagem – Milhões – Clubes – Milhões/clube
    Benfica ———————————- 24% ——— 36
    Porto ————————————- 19% ——— 28,5
    Sporting ——————————— 17% ——— 25,5
    Clubes da zona europeia ———- 17% ——— 25,5 ——–3 ———– 8,5
    Resto ————————————-23% ——— 34,5 —– 10 ———– 3,45

    É claro estou a falar de valores aproximados
    Sou da opinião que o Benfica deve e vai negociar sozinho pois o Benfica perde (acho que sim) mas os outros perdem mais (isto só para darem o respeito que o clube merece, respeito ñ vassalagem é o que peço).

    Uma coisa importantíssima, os clubes que ñ tem dividas ñ podem descer e os que tem ficar na liga, isso é a maior injustiça que leva á bancarrota, estamos a dizer aos clubes para fazerem dividas para se safarem, NÂO PODE SER.

  18. Vitor Romão27.07.09 em 11:04

    Quero dar os parabéns ao Kallou por todos os dados que acrescentou aqui, e ao Sr. Valério Rebelo pelo comentário sóbrio que fez.
    Resumindo, o Benfica não deve entrar numa negociação conjunta porque o Porto e o Sporting vão tentar receber o mesmo do que o Benfica.
    O Sporting sempre teve um complexo em relação ao Benfica, como ficou bem patente no caso do patrocínio da Sagres. Quando soube que a Sagres firmou com o Benfica um patrocínio de valor muito superior, foi logo rescindir o contrato para assinar outro com a Super Bock, não se importando de neste caso receber menos que o Porto.
    O Benfica negociando sozinho irá com certeza conseguir um valor muito acima de qualquer outro clube em Portugal, isto porque os operadores como a Meo ou a Zon sabem que as suas viabilidades económicas estão muito dependentes do número de assinantes.
    Ninguém tenha dúvidas de que o sucesso da Meo está muito associado ao contrato que fez com a BenficaTV. Todas as Casas do Benfica mudaram da Zon para a Meo e há muitos benfiquistas a fazer o mesmo em suas casas.

  19. Pedro Mota27.07.09 em 17:03

    Kallou, que tal umas aulas de português??…Quando tiver capacidade para ler o que os outros escrevem,irei perder tempo consigo novamente,até lá tente não deturpar o que os outros dizem e não baixe o nível se faz favor…Nota-se claramente que voçê tem imensa raiva quando escreve e isso em nada o beneficia ou á discussão…Para terminar um correcção,eu nunca disse o dobro dos rivais juntos…O dobro de 23 é 46,ou seja o Benfica não ganhará o dobro,mas quase, tal como referi no meu 2º comentário…Os professores constantemente dizem que nada adianta saber fazer contas se não se souber ler o problema,e é ai que o Kallou falha,e por muito que faça contas estará sempre errado…Senhor Valério penso que os seus valores se encontram mais próximos duma possível distribuição futura, que seriam qualquer coisa como:Benfica 34M e Porto e Sporting 28M cada.,mas sinceramente não me parece que algum dia os clubes se unam para negociar os direitos de t.v,existem clubes que ainda vivem duma grandeza passada que já não possuem …

  20. kallou29.07.09 em 13:19

    Caro Pedro Mota,

    No seu caso, nem aulas de português, matemática ou economia, lhe valem a pena!

    Raiva??!!

    Raiva e inveja, tem o Sr., aliás basta ver os seus cometários, e parte final do último…que só me fazem rir!! O vosso problema, é que são um clube ressabiado, e só têm em mente uma coisa…o Benfica!!
    Você anda mesmo desfasado da realidade!!
    Só lhe vou dizer o seguinte, a realidade, é que o o Porto apesar de ter crescido muito, e nem vou comentar como…ainda é o 3.º clube em audiências…os números não enganam!!
    As audiências e os shares estão aí para confirmar…e mais uma vez, eu sei que não lhe agrada ler, mas para o valor dos direitos de TV não conta só isso…já disse, são as audiências e os shares…mais o interesse e o valor dos jogos no mercado internacional…e mais importante de tudo…a percentagem de adeptos de determinado clube, que pagam para ver o seu clube ( sportv )…!!

    Isto é que define…o VALOR DE MERCADO dos direitos de TV de determinado clube!!

    Percebeu??!!

  21. Pedro Mota30.07.09 em 15:07

    Kallou não é por repetir 1000 vezes a mesma asneira que a torna verdade ou correcta…Veja os termos que você utiliza como ressabiados,e as acusações etc etc se isso não é raiva,então não o quero ver nervoso, ainda tem um AVC…
    Basta ver os actuais números dos contratos de TV ou patrocínios,basta ver o quadro exposto nesta noticia pela FutebolFinance,basta ver os seus próprios dados em que diz que o Porto nos ultimos 3 anos tem mais Share que Sporting, e muito mais que metade do Benfica;basta ver o comentário do senhor Valério também ele benfiquista o qual foi elogiado pelo senhor Vitor etc etc…
    Resumindo, quando não se quer ver,não se vê…Aliás, o que se depreende das suas palavras, é que você acha LFV um incompetente,pois o Benfica não ganha 40M de direitos de Tv,nem quase o dobro do Porto e Sporting e essa é a verdade absoluta,tal como é absoluto que o Porto é o melhor clube português…
    Quanto á inveja,já lhe disse e torno a repetir,eu vi o meu clube ganhar o dobro dos rivais juntos,vi o meu clube a ser campeão da Europa e do mundo 2 vezes-algo que você só em sonhos irá saber o que é-,na zon onde eu vivo e as pessoas com quem convivo são maioria portista,logo não há razões para invejar quer Benfica,quer Sporting…Eu espero que o Benfica se concentre sempre em ser o maior,enquanto o Porto se concentra em ser o melhor,e ficamos todos felizes…

  22. kallou31.07.09 em 1:28

    Caro Pedro Motta,

    O sr. anda a ver mal!!

    O Porto em segundo nas audiências e shares??!!

    Abra os olhos e veja bem, porque é preciso paciência!!

    Nas últimas 3 temporadas a média de audiência e share dos 3 clubes são:

    Média:
    SL Benfica – Audiência 17,08% / Share 44,14%
    Sporting CP – Audiência 14,84% / Share 38,28%
    FC Porto – Audiência 13,87% / Share 38,6%

    Jogos emitidos em sinal aberto na TVI e RTP!!

    Onde é que o Porto tem mais audiência e share que o Sporting??!!

    O Sr. insiste…nem vale a pena, porque não sabe o que é o MERCADO e VALOR DE MERCADO..etc…!!

  23. Pedro Mota31.07.09 em 18:48

    “basta ver os seus próprios dados em que diz que o Porto nos ultimos 3 anos tem mais Share que Sporting”
    o seu quadro é este:
    Média:
    SL Benfica – SHARE 44,14%
    Sporting CP – SHARE 38,28%
    FC Porto – SHARE 38,6%

    Que o senhor Kallou não sabe ler cada vez tenho menos duvidas,mas que alem de não saber ler coloque palavras na boca dos outros, numa técnica de manipulação de infantário, é que não estava á espera…Por favor, releia o meu Post e transcreva a frase onde afirmo que o Porto tem mais audiência que o Sporting,fico á espera da resposta…
    Na resposta tente não divagar e seja honesto, transcreva o que você diz que eu disse ou admita que se enganou,tudo o resto será pura manobra de fuga…

  24. kallou01.08.09 em 14:09

    O Sr. Pedro Mota,

    Eu sei que o Senhor gosta… de confundir…!!

    E também usa aquele lema,

    ” Dividir para reinar!”

    Então o Sporting tem 38,28% e o Porto 38,6%…que é basicamente o mesmo…mas esquece a vantagem da audiência do Sporting??!!

    É que a diferença é de cerca de 100.000 espectadores!! Em termos publicitários é sgnificativo!!

    Então, não acha que o Sporting esté em segundo??!!!

    Não crie confusões…!!

  25. Futebol Finance

    Futebol Finance01.08.09 em 16:23Autor

    Meus senhores,

    Pensamos que a competição entre clubes se deve manter apenas em termos desportivos, financeira e economicamente não faz sentido. Para solucionar as desigualdades que possam existir a nível financeiro sugerimos a leitura do artigo: http://www.futebolfinance.com/modelo-de-fiscalizacao-e-controle-das-financas-dos-clubes

    Após a aplicação de regras iguais para todos os clubes, podem ser criadas soluções colectivas para aumentar as receitas dos mesmos, sempre respeitando as dimensões de cada instituição, mas criando regras que evitem o monopólio e garantam o crescimento dos clubes mais pequenos.

  26. Pedro Mota02.08.09 em 1:19

    A questão senhor Kallou é que a audiência pode ser influenciada pelos horários ou dia da transmissão,já o o share não…O real interesse que um programa desperta é medido pelo share e não pela audiência, entende??…Se o jogo do Porto for transmitido ás 8 da noite e um do Benfica á 1 da manhã,o jogo do Porto terá mais audiência, no entanto o do Benfica,quase de certeza, terá melhor Share ,entende??…Quando o Porto está a jogar desperta mais interesse das pessoas que estão a ver tv ,do que quando o Sporting está a jogar,ou seja tem melhor share…Uma serie de tv que tenha uma audiência de 10% e um share de 10% é mais depressa cancelada do que uma que tenha 5% de audiência e 30% de share,e se pesquisar poderá constatar isso mesmo,tal como se raciocinar perceberá porquê…Já que fala em exposição mediatica, fique então a saber que em 2008 as palavras que mais apareceram na comunicação social foram;Futebol,Benfica,FCPorto ora isto, por muito que você não goste, em termos publicitários é significativo…Aliás, vamos deixar as suposições que você tanto gosta,e vamos analisar a realidade que eu tanto gosto: Sporting e Porto vão ambos ter o nome Super Bock na camisola tente saber qual deles irá ganhar mais e depois venha falar,é que em teoria é tudo muito bonito,mas a realidade essa não há fanatismo que a mude…
    Obs:Que explicação dá para em publicidade e direitos de tv o Benfica não receber o quase dobro do Porto??será incompetência da direcção do Benfica??

  27. Marcio Pereira03.08.09 em 11:15

    Totalmente de acordo com o comentário dos senhores do ‘futebol finance’…
    Agora, quem advoga uma tal divisão díspar do valor dos direitos televisivos entre clubes não pode falar em liga competitiva. Pode falar em fortalecer o seu clube (o que só resultará a curto prazo) mas em Liga competitiva não!

    Se tivermos um clube a receber o dobro dos outros, e com a diferença de orçamentos daí resultante, que interesse terá a Liga?

    É que é precisamente pela disparidade do valor dos clubes na liga portuguesa que há mais necessidade de re-equilibrar as coisas! É assim tão dificil de perceber?

  28. Sérgio Carvalho07.08.09 em 14:38

    Acho sinceramente que o artigo não reflecte a realidade da importância do SLBenfica no panorama televisivo. O SLBenfica é o clube de futebol com mais audiencias, FCP e SCP nem se chegam lá perto, basta analisar que o SLBenfica no Top10 tem 7 jogos o FCP 2 e SCP 1. Está quase a chegar ao fim o contracto com a Olivedesportos que detem a Sporttv, e como é lógico há muito que começaram as movimentações para impor ao SLBenfica uma contractação global de clubes dos direitos televisivos, pudera sem o SLBenfica acaba-se o poder da Sporttv a nivel de transmissão de jogos nacionais. Com o aparecimento da Benfica TV uma realidade que muitos quiseram boicotar, veio provocar um abanão na pasmaceira e achincalhamento a tudo o que se relaciona com o SLBenfica. Como Benfiquistas não entederia que a partir do momento em que nos livrar-mos da escravatura da Sporttv os nossos jogos não passassem na Benfica TV, a não ser claro se as aparecerem redes de televisão a pagar o justo valor para ter o privilégio de transmitir os jogos do SLBenfica. Até agora SCP e FCP para cumulo da desfaçatez recebem mais que SLBenfica apesar dos jogos do SLBenfica serem os mais vistos. Isto claro sem contabilizar os jogos que são transmitidos na Sporttv, se esse estudo levasse esses dados em consideração tenho a certeza que no top 24(excluindo os jogos entre os 3) o SLBenfica teria 20 jogos! Este estudo vem provar um facto que alguns não querem assumir em Portugal só há 2 clubes grandes, mas há um enorme que é o SLBenfica! Como é que é possivel no nosso país SCP e FCP aceitarem receber 1/4 do valor que justamente teria que ser pago ao SLBenfica?

  29. povoa st adrião26.08.09 em 17:31

    engraçado mas esqueçeram de mencionar q os dois jogos do fcporto com os vermelhos do manchester , bateram todos records audiencia nos ultimos tempos..o porto é o clube com maior margem progressão em respeito ao numero adeptos e potenciais assinantes …isso tb os patrocinios tem levado muito a serio , e nos dois ultimos anos foi de longe o clube q mais bilheiteira realizou , e q mais gente levou ao estadio , sendo estes potencais assinantes . o sporting tem tido assistencias ridiculas , e obenfica para quem tem supostamente 6milhões (so nao entendo é estatisticas de varias universidades dão 2,6milhoes de portistas e 2,4milhoes de sportinguistas e nenhuma da mais 4,2 milhoes p o benfica , mas isso é outra historia) , deveria ter muito mais gente no estadio e um maior adesão ao canal tv benfica aaljajira , na ordem de 1 milhão…a muita coisa mudar .kallou esse valor q tu falas fez fcporto com a venda anderson 32 milhões..se tivesse a depender das televisões num pais demasiado pequeno para dimensão internacionall do fcporto ,bem estav lixado..fica com os trocos , q nos ficamos com a champions..no ultimo manchester fcporto , , foi visot por mais 1000milhoes de pessoas , queres comparar com o que ?com benfica vs maritimo , é so rir..muit pqueninos fora de portugal.

  30. povoa st adrião26.08.09 em 17:38

    ..se o benfica e o seu presidente tivesse q explicar de onde veio os 100milhoes q gastaram nas contratações dos ultimos 3 anos +salarios , acho q aljajira benficatv , fechava as portas ,e LFV apanhava o 1 avião para o tarrafal…eu nem vou falar dos pneus bogota , pq toda gente sabe da historia..

  31. Pedro Azevedo02.09.09 em 9:22

    Curiosamente os jogos mais vistos da época 2008/2009 em todas as competições , foram dois em que intervém o F.C.Porto. E no Top 10 , há 3 jogos do F.C.Porto e 1 único do Benfica.

    Se calhar o F.C.Porto terá que pedir mais que o Benfica.

  32. maravilhas19.01.10 em 16:13

    O SR KALLOU , é o comentador mais ridiculo , so se preocupar em perseguir o fcporto , mesmo que os dados sejam fornecidos pelo proprio site da futebolfinance, inverte sempre a situação..és mesmo ridiculo…banana..

  33. maravilhas19.01.10 em 16:19

    ..nao sei quAL é O problema , toda gente sabe onde o benfica vai buscar o dinheiro..PNEUS BOGOTA..

  34. Natan Fox20.01.10 em 14:00

    Maravilhas

    O que é isso PNEUS BOGOTA?
    eu estou aqui do Brasil vendo esse debate, e nao entendo pq o Benfica tem que ganhar tanto de TV.
    Pois, aqui no Brasil por exemplo as pessoas preferem ver o Porto que o Benfica, o Sporting nem se fala… esse dai nem fede e nem cheira.

    O Porto é muito respeitado aqui, e é visto como o unico clube portugues que tem condições de brigar com os grandes da europa.

    Entao acho que o valor deveria ser parecido ou igual ao do Benfica, e o Sporting sim tendo um valor mais abaixo.

    Um abraço e atodos

  35. Pedro Mota20.01.10 em 19:08

    Nathan a realidade é que os clubes portugueses são todos mal pagos no que diz respeito a direitos de tv,e isso leva a que alguns adeptos comecem a sonhar com valores absurdos para os seus clubes…Quanto ao facto dos benfiquistas exagerarem no que pedem, isso já é normal,pois o Benfica mesmo sendo um clube grande ,sofre de uma megalomania que o impede de crescer mais..Resumindo os Benfica e benfiquistas tem a mania das grandezas,não é por acaso que estão sempre a dizer que são o maior clube do mundo..Quanto aos pneus Bogotá,diz respeito ao presidente do Benfica que vende pneus e houve um carregamento que vinha cheio de pó branco de Bogotá,o resto acho que podes imaginar..

  36. Natan Fox21.01.10 em 17:00

    Pedro, andou sumido? o que passa?

    Eu acho que os times de Portugal principalmente o Porto merece mais da TV, aqui por exemplo o Flamengo e Corinthians vao receber esse ano 18 milhoes de euros, sendo que nosso campeonato nao é transmitido para nenhum país da america do sul, quem dera da europa.

    Sobre essa coisa do presidente eu nao sabia… Que negocio complicado, entao quer dizer que os dirigentes dos dois maiores clubes de Portugal sao ligados a negocios inlicitos? Por um amigo meu torcedor fantatico de Benfica, me disse que muitos titulos do Porto tambem foram conquistados com manipulações de resultado e etc…

    So acho que as duas champions em 20 anos falam por si.

    E quem é o tal do Mantorras que a torcida do Benfica tanto fala?

    Um abraço e ate

  37. kallou21.01.10 em 18:44

    Eu acho muito triste fazer insinuações, a respeito do presidente do Benfica, principalmente, quando muita gente sabe, como é que um vice-presidente do Porto..que SÓ ESTÁ LÁ À 30 ANOS…enriqueceu…não foi só à custa das casas de alterne mas também do pó branco…

    A realidade é que de todos os clubes quase nenhum se aproveita..têm todos telhados de vidro…

  38. kallou21.01.10 em 18:53

    Natan,

    Quer se goste ou não…o Benfica é o clube que tem mais mercado…de longe…e que o diz,são empresas indepenentes…estudos…etc…etc…e as audiências, shares…

    Natan, isso de 1 clube estat forte, é praticamente indeferente…vê o caso dos grandes clubes brasileiros, como o Flamengo, que teve quase 20 anos sem ganhar q título…e é o que recebe mais…

    Não é por acaso que o Benfica também recebe mais de patrocínios que o Porto e o Sporting…

    Quando tiver mais tempo para expilcar, volto cá…

    Ps: Natan, você não tem noção da grandeza do Benfica!!

    Apenas 1 exemplo:

    Jogo para a Champions em 2006 em Paris – Estádio: 80.000 lugares

    55.000 torcedores do BENFICA PRESENTES ( recorde da Champions )

  39. Amandio Vaz22.01.10 em 13:58

    Caro Natan, o Mantoras é um dos jogadores mais amados pelos adeptos do Benfica, ele tem uma empatia com os adeptos que é coisa de arepiar, infelismente as entradas duras a vista grossa dos arbitros e a falta de competencia do departamento medico do benfica acabaram com ele, e praí algns anos que ele manca mas mesmos assim ele foi fundamental no ultimo titulo do benfica, sempre qdo entra em campo a equipa transfigura. porque ele tem/tinha potencial pra ser um dos melhores do mundo caso não tivesse lesionado gravemente!

    podes ver alguns videos dele aqui

    ///

  40. Pedro Mota22.01.10 em 15:26

    Nathan não tenho tido muito tempo para vir ao FF,e como tal tenho comentado pouco..No que dez respeito aos direitos de TV,como já disse todos os clubes em Portugal são mal pagos e deveriam estar a receber o dobro ou triplo do que recebem..Quanto ao presidente do Benfica,eu não sei se é verdade apenas é o que se diz,tal como se diz várias coisas sobre outros dirigentes do futebol..Uma coisa posso dizer,é que no futebol não há santos..Quanto ás insinuações de o Porto ganhar porque compra arbitros,não passam de desculpas de mau perdedor,pois repares que nas competições europeias o Porto é quase sempre o que brilha mais,tal como basta analisar os planteis para ver que o Porto tinha melhor equipa..O Benfica deixou de se competitivo quando teve um presidente chamado Damásio e Vale e Azevedo que destruíram uma equipa campeã do Benfica e endividaram o clube todo,ora o Porto não tem culpa disso..Aliás ´Benfica teve vários anos que nem em 2º lugar ficava,logo não era o Porto que comprava arbitros,mas sim o Benfica que era fraco..Por exemplo este ano o Benfica tem boa equipa e vai á frente do Porto..O Porto e seu presidente foram alvo de um processo e mesmo assim continuaram a ganhar..Sabe que em todo o mundo os perdedores tem que encontrar desculpas para os seus fracassos..Fique bem Nathan…

  41. Amandio Vaz07.04.10 em 15:42

    Pedro Mota podes sempre ir ao youtube ouvir as escutas!

  42. Pedro Mota07.04.10 em 21:04

    Armando Vaz poder posso,mas ficaria a saber o mesmo que se sabe hoje,ou seja nada..Em nenhuma escuta está dito que o Porto comprou seja quem for,isso é um facto,mas se há quem ouça as escutas e crie fantasias e suspeitas na cabeça já não tenho culpa..Há inclusive escutas a LFV a escolher um arbitro,agora se isso era normal ou não já não sei,tal como é facto que existiu o estorilgate,Campeonato dos Tuneis,Calobote,Howard Webb,Salazar,Epul etc etc..Há vairas coisas,mas isso nada me interessa,o que interessa é o futebol em campo,e nisso até hoje ainda não vi o meu Porto vencer sem ter sido melhor,tal como nos campeonatos que perdeu em todos não mereceu vencer,e quem venceu foi um justo vencedor,com excepção de 2005…

  43. Amandio Vaz08.04.10 em 14:41

    Pedro Mota não seja cego meu amigo, achas normal um presidente de um clube receber o arbitro que vai apitar o jogo da sua equipa na vespera do jogo? ach normal que as contas das viagens de alguns arbitros sejam pagos pelo Porto?

    Qto a estes casos que referiste é curioso que no ano do calabote foi o FCP campeão nacional, em relação ao estorilgate até parece que foi o benfica que pediu a mudança do local do jogo, o estoril quis mudar para um estadio que lhe possibilite ter melhor receita e o benfica aceitaou,, tão simpçes qto isso.
    É incrivel como s efazem d evitima no caso dos tuneis qdo o pais inteiro viu jogadores do porto a agredirem funcionarios que trabalham no estadio da luz, e parece que já esqueceste do famoso guarda Abel.

    Qto ao Salazar é bom que estudes melhor a hisotria de portugl!

  44. cris20.04.10 em 6:20

    “Desta forma, dos 30 jogos apurados com maior audiência, 11 tiveram a participação do FC Porto, 10 do SL Benfica e 9 do Sporting CP”

    A vossa análise é um bocado ‘habilidosa’; uma vez que a RTP1 transmite um jogo por jornada, o campeonato tem 30 jornadas, e as transmissões dos três grandes são rotativas, é óbvio que a leitura total será sempre a rondar os 33% para cada um. O que na peça é omitido é que o Benfica tem 7(!) jogos no top-10.

Deixe o seu Comentário

O seu email não será publicado. Campos necessários marcados com *

*

Futebol Finance

A indústria do futebol envolve pessoas e empresas das mais variadas áreas de negócio. Uma competente gestão e organização desportiva e financeira, é um dos principais argumentos para a obtenção de resultados positivos.

Redes Sociais

Twitter